quarta-feira, 22 de outubro de 2014

What´s up, Doc? 2 - A Missão

Olá! 
Faz um tempinho que não escrevo no blog, neh? Preciso me organizar, pra cuidar melhor desse cantinho que gosto tanto.

Hoje, estou escrevendo pra contar como estão evoluindo meus exames, minha saúde e minha vida com a Paleo/LCHF. Como eu havia contado pra vocês na postagem 1 (leia aqui), minha saúde havia melhorado bastante, inclusive no que diz repeito ao meu problema com a SOP (síndrome dos ovários policísticos), mas meu colesterol tinha subido demais, inclusive o LDL tão temido rsrsrs.

Desta forma, segui as orientações do Dr. Souto (via blog) e fiz algumas alterações em minha rotina alimentar. E no que isso deu? Bem, no meu peso não alterou nada - o que me deixou feliz pois não quero emagrecer mais ou ganhar peso. Meus exames novos deram esses resultados:

Colesterol total: 262 mg/dl
LDL: 176 mg/dl
HDL73 mg/dl
Triglicerides: 65 mg/dl

Dá pra ver uma melhora aí, neam? O triglicérides aumentou um pouco, mas acredito que apenas por causa de um aumento no consumo de carboidratos naturais (e um pouco de jaca com açúcar, falemos a verdade kkk).

Meu clínico, que atende pelo convênio, é um doce: atencioso, examina a gente cuidadosamente e não é daqueles que mal olha pra sua cara e já vai te medicando. Expliquei pra ele como estava levando minha alimentação, que havia exagerado na gordura saturada e tal (lembre-se que cada caso é um caso e PRA MIM, gordura saturada em EXCESSO não foi legal) e ele me deu mais um tempo pra baixar mais esse colesterol, porque eu estou bem em todo o restante dos exames. A única coisa que precisei iniciar reposição foi a vitamina D (falta de sol, meu povo) que estava muito baixa. Aliás, você já fez um exame pra verificar sua vitamina D? Ela é importante pra gente, converse com seu médico e peça pra verificar isso.

Então, ficou combinado com meu médico que eu voltarei em janeiro pra novos exames e verificar se continua tudo bem.

E aí vem a parte decepcionante:

Procurei um nutricionista do convênio próximo a minha casa e marquei consulta. Ele é nutrólogo (nutricionista apenas não tinha aqui perto) e, na primeira consulta, me passou exames de sangue e uma bioimpedância. Fiz os exames e voltei nele hoje pra verificar os resultados e pra que ele me prescrevesse uma dieta específica para meus objetivos e estado de saúde. 

Quanto a minha bioimpedância, não sei nada! Tô aqui olhando o papel e não to entendendo nadica de nada. Maaas, segundo o nutrólogo está tudo dentro dos padrões normais. Mas que a massa magra (músculo) está muito mais ou menos e precisa melhorar.

Aí eu pensei que viria a parte boa, com orientação sobre como fazer essa troca: perder gordura e ganhar massa magra. Pois bem...vai vendo...

Expliquei certinho como funciona minha alimentação, que não estou comendo glúten, açúcar e estou em baixo carboidrato...blá blá blá...ele me perguntou se havia mais algum outro problema, além da suspeita de intolerância ao glúten e eu disse que não. Ele, então, me passou exames para verificar se tenho alguma alergia ou intolerância ao glúten e lactose e preparou minha dieta. Preparou não né...ele imprimiu uma dieta para celíacos, com uma lista de alimentos permitidos, alimentos questionáveis e os proibidos (por conterem glúten na composição). E só.

Gente, é assim mesmo?

Eu achei que ele ia me dar um cardápio ou coisa do gênero para que eu perdesse gordura e ganhasse massa, mas não foi nada disso. Só ganhei uma receita de whey que eu nem sei se devo tomar antes ou depois do treino.

Olha bem...não to falando mal do médico não, nem desfazendo dele. Mas essa lista de alimentos que pode e não pode, eu já tenho...nos livros que lí, já fala isso...isso é o que eu JÁ estou fazendo.

Saí do consultório sem saber se eu que leio demais ou ele que falou de menos. To me sentindo perdida e decepcionada. 

Meio que vou continuar fazendo o que já faço, com base no que meu clínico pediu, no que tenho lido e seguindo meus extintos. Até, quem sabe, encontrar um bom nutricionista - que to pedindo que seja do convênio porque a situação da população brasileira aqui de casa não tá permitindo pagar convênio e consultas particulares por aí. E eu quero fazer tudo certinho, com auxílio de um BOM profissional!

Por enquanto é só. Quando eu tiver novidades, conto correndo pra vocês!

Beijos.


quinta-feira, 31 de julho de 2014

Meu jantar Romântico!

Olá amores!

Prometi e demorei a cumprir rs, mas aqui está! Deu muito certo e meu marido amou!
Somos um casal bem simples, não sabemos ser chiques rsrsrs mas eu quis muito fazer algo, embora simples, que fosse bem especial.

Preparei uma mesa bem bonita e comprei um vinho.



- Sobre vinhos eu não posso opinar, não entendo nada! Comprei um que agradasse o paladar meu e do marido e zaz!

Para entrada, preparei espetinhos com ovos de codorna, azeitonas recheadas e queijo, temperados com orégano e muito azeite.




Para o prato principal, fiz uma alcatra recheada, que ficou perfeitaaaaaaaaa! Olha ai:

Alcatra recheada à Siciliana

Uma peça de alcatra (+ ou - 1kg), cortada num bife comprido e fino.
2 dentes de alho picados
2 cs de salsinha picada
1 ovo
3 cs de queijo parmesão ralado
sal à gosto
1 peito de frango (+ ou - 300gms) - usei já cozido.
2 cs de manteiga
3 cs de azeite
Tomatinho cereja picado
azeitonas picadas
1 xic de vinho branco
3 xic de água

Modo de Preparo

Tempere a carne com sal e os temperos que desejar (usei apenas alho e sal) e reserve. Coloque o peito de frango no processador e pulse até que fique bem moído (na receita original, pede peito de frango cru. Eu usei já cozido). Numa outra tigela, junte o frango com o ovo, o queijo, os dentes de alho, a salsinha e acerte o sal. Abra a carne como um bife grande (nem muito fino, nem muito grosso) e cubra com o recheio de frango, cubra com tomatinhos picados e azeitonas picadas. Enrole e prenda com ajuda de palitos de dente (cuidado depois na hora de comer, para retirar tudo certinho rsrs).
Leve à uma panela grande (que comporte bem o rolinho feito) com azeite e frite o rocambole dourando por todos os lados, selando a carne. Coloque o vinho e a àgua e deixe ferver. Após levantar fervura, tampe a panela e abaixe o fogo e deixe cozinhar de 1 hora e meia à 2 horas.





Doure de todos os lados!





(fonte: site MdeMulher,  com adaptações)

Para acompanhar, fiz um risoto bem simples:

Cozinhei 1 xícara de arroz (pode ser o que você preferir), como de costume. Após este processo, coloquei manteiga numa penela, juntei cebola picadinha, champignon em lâminas, uva passa e amêndoas picadas (tudo à olho). Temperei com um mix de alho e salsa desidratados e coloquei uma pitada de queijo parmesão ralado.

Essa foi a apresentação:




Para sobremesa, fiz um brownie de chocolate com sorvete de banana.
Para o sorvete, basta colocar 2 bananas maduras, cortadas em rodelas, no congelador. Deixe dar uma leve congelada, sem virar pedra! rs
Bata as bananas no liquidificador com creme de leite - vá acrescentando o creme de leite aos poucos, até a consistência que você desejar.

A receita do brownie é da Carol, do @receitaslowcarb:

2 ovos
100 gms de chocolate amargo (70% ou mais)
1/2 xic de farinha de oleaginosa (pode ser castanha de caju, de avelã, de amêndoas, etc)
100 gms de manteiga sem sal
xerém de castanha de caju (ou a castanha triturada grosseiramente, para dar textura)
2 cs de adoçante de sua preferência

Derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Bata os ovos na batedeira, até que fiquem bem aerados e esbranquiçados. Junte o adoçante e bata mais um pouco. Junte os ovos com a mistura de chocolate e manteiga, a farinha de castanha e o xerém e bata mais. Leve ao forno pré aquecido 180º, por uns 20 minutos. Cuidado pois ele assa muito rápido. Você deve retirá-lo do forno ainda com o centro meio cremoso.




A decoração da mesa foi bem simples. Ví essa dica num site, de colocar a vela sobre a taça e achei bem bonito! Na verdade, era pra ter um botão de flor dentro da taça, mas rolou um improviso.



Tudo foi simples, mas feito com muito amor. E é isso que é o mais importante, né não? rsrsrs

beijos
Tati

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bolinho de banana e mirtillo



Essa receita achei no google e dei uma pequena adaptada.

Ingredientes:

1 xícara mais 2 cs de farinha de amêndoas
1/2 xícara de farelo de aveia (acho que pode ser substituído por farinha de linhaça, caso queira mais lowcarb)
1 cchá de fermento
2 ovos
2 bananas amassadas
pitada de sal
2 cs de mel (ou melado de cana ou adoçante de sua preferência - acho até que funciona sem o mel, só fica menos doce. A banana e o mirtillo já adoçam. Sem o mel também fica mais lowcarb.)
1 cchá de extrato natural de baunilha (ou essência)
3 cs bem cheias de mirtillo (usei desidratado, mas o fresco deve ficar ainda melhor, pode substituir por uva passa também ou outra frutinha.)

Misture as bananas amassadas, os ovos (levemente batidos), o mel e a baunilha. Em outro recipiente, junte a farinha de amêndoas, a aveia e o fermento e junte com a mistura de banana e ovos. Acrescente os mirtillos e mexa com cuidado. Coloque em forminhas de cupcake e leve ao forno. Eu assei no forninho elétrico, 200º por 30 minutos, o tempo e temperatura vão variar conforme seu forno!


Espero que gostem, fica uma delícia!

Beijo,
Tati

domingo, 8 de junho de 2014

What´s up, Doc?

Olá!

Eu havia prometido um post, falando sobre algumas alterações que tenho feito na dieta...pois vou lhes contar o porquê!
Bem, criei o IG @demagrapragravida quando aderi à LCHF/Paleo, em fevereiro deste ano (saiba o que é lchf/paleo aqui). E desde então, me propus a compartilhar minhas refeições, embates e derrapadas na dieta, de modo a ME motivar e, de quebra, ajudar e motivar a quem pudesse se interessar sobre o assunto. No saldo de peso, foram mais 5kg perdidos, 4cm de cintura também foram embora. Me tornei mais ativa, saí do sedentarismo direto pra academia! Como tenho ovários policísticos, até meus peíodos começaram a funcionar certinho, mês a mês, sem auxílio de medicação! O que me aproxima do meu propósito principal: ficar grávida - daí o porquê do nome no IG rs.

Mas, fui realizar meus exames de rotina e estava loooouca pra ver o quanto havia melhorado neles, afinal, eu me sinto muuuuuito melhor hoje do que antes da mudança na alimentação.

Em novembro de 2013 - no auge da minha reeducação alimentar, os resultados eram esses:

Colesterol total 194mg/dl
HDL 57 mg/dl
Triglicerídeos 62mg/dl
LDL não foi pedido pelo médico, mas em 2012 era 127mg/dl

Em maio de 2014 (3 meses de dieta)
Colesterol total 298mg/dl
LDL 217mg/dl
HDL 69mg/dl
VLDL 12mg/dl
Triglicérides 62mg/dl

Bom.
Que a gente não precisa ter medo de gordura e do colesterol, isso tooodo mundo que conhece e lê o blog do Dr. Souto sabe. Mas......quase caí da cadeira quando ví meus resultados. Não esperava um número tão aumentado assim. Mas veja bem: meu HDL (colesterol que protege o coração) aumentou, meus triglicérides continuaram baixos (eu jaco em açúcar do mesmo jeito que jacava antes, preciso melhorar isso!). 

Resumo da ópera: Fiquei chateada com o resultado. É muito difícil crescer com a idéia de que teu colesterol tem que ser baixo ou você vai ficar com as artérias entupidas e mudar a cabeça de uma hora pra outra. 

Depois de raciocinar bem, vejamos: uma coisa é você ter um colesterol alto num ambiente inflamatório (comendo gordura trans, óleos vegetais, trigo e açúcar) e outra bem diferente é você ter um colesterol alto num ambiente sem inflamação. Não é o colesterol sozinho que entope artérias, é preciso haver uma inflamação alí pra isso ocorrer (de acordo com o livro Barriga de Trigo). Além de considerar histórico familiar (de doenças do coração) e outros fatores de risco, como o fumo, sobrepeso, sedentarismo, consumo de álcool e etc.

Bom. Ninguém em minha família teve problemas com infartos (que eu saiba), mas como minha mãe a avó tem colesterol alto, achei melhor fazer alguma coisa sobre. Isso não quer dizer que vou largar a dieta, mas cada corpo e organismo é de um jeito e temos que buscar a melhor forma para cada um de nós! Por isso que eu sempre digo: a gente pode SIM pegar dicas no instagram, mas você só pode saber qual a melhor dieta pra você de acordo com o que teu corpo pede e como ele responde a cada uma delas. 

Ok. Mas e agora, José?

Agora que eu realmente fui no José perguntar....no José Souto! Postei em seu blog meus resultados e ele, gentilmente me respondeu. Me indicou uma leitura e eu fui pesquisando mais informações. Bom mesmo seria um exame para medir as partículas de LDL (as grandes não oferecem risco cardiovascular, as pequenas sim), mas não temos isso ainda no Brasil :(  

No texto intitulado: "O que fazer se uma dieta Lowcarb aumentar seu Colesterol" (original aqui) trazia algumas explicações do porque isso pode acontecer, mas é importante dizer que NENHUMA DELAS desmente a dieta LCHF/paleo como saudáveis. 

Enfim, os fatores que podem levar à elevação do LDL e Colesterol Total em pacientes que sigam a LCHF/Paleo seria pré-disposição familiar (histórico de hipercolesterolemia familiar), mal funcionamento da tireoide, grande perda de peso rápida. Caso não se encaixe em nenhum destes (que acredito ser meu caso), existem algumas alterações a serem feitas com relação à gordura na dieta. Vamos retirá-la? Não! Agora tá com medo dela? Não! O problema é que, na maioria dos casos, pessoas que iniciam a dieta com numeros normais ou até mesmo altos, tendem a baixá-los e estabilizá-los com a dieta. Apenas em torno de 20% dos casos, evidenciam aumentos nos níveis de colesterol pois respondem exageradamente à gordura saturada animal. No ciclo de palestras "Coma comida de verdade" de ontem em SP, o Dr. Souto voltou a falar sobre isso e eu acredito que seja o meu caso.

EU TINHA QUE ESTAR ENTRE OS 20%, NEAM?

Enfim. Vamos as alterações;

Retirar o bulletproof coffe. Na maior parte dos casos, apenas essa medida já culmina em redução dos níveis de colesterol. Isso significa que nada de café batido com creme de leite, manteiga, óleo de coco, nata ou chantilly pra mim. E eu vinha tomando e comendo tudo isso de forma bem descontrolada, inclusive na semana do exame.

Troque algumas gorduras saturadas por monoinsaturadas. Isso significa trocar o óleo de coco e a manteiga por azeite de oliva extra virgem ao cozinhar. Comer mais nuts e abacate e trocar os cortes gordos por carnes magras (daí o fato de eu ter voltado a comer o patinho).

Saia da cetose e coma mais alimentos com fibras e carbos paleo. Para emagrecer não precisamos estar em cetose (100 a 150 gramas de carbos ainda garantem perda de peso em muitos casos). Além disso, ingerir alimentos com fibras solúveis e amido resistente ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

Exercitar-se e dormir bem. Isso ajuda a reduzir o estresse e a oxidação.

Isso não quer dizer que o mesmo vai acontecer com você, existem inúmeros caso de pessoas que tiveram leves aumentos no colesterol e inclusive que baixaram! Lembra que são 20% dos casos. Não se preocupe ao ler isso, não quero alarmar...apenas compartilhar minha vivência.

Vou fazer essas adaptações por 1 mês e meio e refazer os exames e ver como fico. Caso ainda não veja melhorias, outras mudanças serão feitas. E como combinado, volto para compartilhar com vocês, afinal minhas dúvidas e angústias podem ser as mesmas de muita gente. E informação e amizade nunca são demais neh?

Um grande beijo.

Tati



sábado, 24 de maio de 2014

Costelinha de porco na panela de pressão



Ingredientes

1kg de costelinha de porco
2 cebolas em fatias
2 tomates em fatias
2 cenouras em palitos
azeite, sal, 3 dentes de alho e limão

Modo de preparo

Tempere a carne com limão e sal. Reserve. Forre o fundo da panela de pressão com a cebola e os tomates. Regue com azeite. Coloque a carne por cima, com a gordura para baixo, se tiver. Jogue os dentes de alho picados e tampe. Leve ao fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Caso ainda esteja durinha, retorne por mais 10 minutos. Não é preciso por àgua, não gruda e não queima, mas deixe em fogo baixo! A cebola e os tomates vão soltar água. Terminado o cozimento da panela de pressão, passe a carne e o molho que formará para uma forma e leve ao forno (deixo em fogo alto) até dourar!

Fica muito bom!! Espero que gostem. Achei essa receita na net e amo!

Lombinho de porco na pressão



Ingredientes:

1 peça (1kg mais ou menos) de lombo de porco
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
5 tomates cortados em quatro
1 lata/vidro/sachê de cogumelos em conserva
300 ml de água
sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

Com uma faca, faça 6 cortes na carne e coloque os dentes de alho (cortados na metade). Aqueça o azeite numa panela de pressão e doure a carne de todos os lados. Tempere com sal, pimentas e outros temperos que desejar. Adicione a cebola, os tomates, os cogumelos (com o liquido da conserva) e a água. Feche a panela e cozinhe por cerca de 25 minutos, após começar a apitar. Abra a panela e transfira a carne para uma uma forma e leve ao forno para dourar, jogando o caldo por cima durante o processo.

Pode ser servido com batatas, pré cozidas e levadas ao forno junto com a carne.

domingo, 27 de abril de 2014

Escondidinho de Carne Moída



Essa receita é mais uma da série "Simples e saborosa"!
Eu nunca tinha feito purê de mandioca e me surpreendi com a facilidade e o sabor dele! Vamos à receita:

Ingredientes:

400 a 500g de mandioca
300g de carne moída (uso patinho)
1/2 copo de leite (usei o de vaca, mas pode ser usado de qualquer oleaginosa)
parmesão ralado à gosto
1 cs de manteiga
100g de queijo minas padrão ou mussarela
cebola e alho á gosto
azeite
sal e temperos

Modo de fazer:

Cozinhe a mandioca em panela de pressão, por uns 15 a 20 minutos. Deixe a pressão sair completamente e sozinha! Retire da panela e vá amassando-as com o garfo (ou com espremedor de batatas, se tiver). Reserve. Em outra panela, doure a cebola e o alho em azeite e acrescente a carne moída. Tempere com sal e os temperinhos que costumar usar. Eu usei sal e colorífico. Coloque um pouco de água e deixe a carne cozinhar bem. Derreta a manteiga em uma outra panela, junte a mandioca amassada, uma pitada de parmesão (coloco em torno de 2 colheres de sopa) e vá acrescentando o leite aos poucos, até dar o ponto do purê que te agrade. Eu usei um pouco mais de meio copo. Não deixe o purê muito durinho, pois pode ressecar quando for ao forno, nem muito mole, ta?
Num refratário, coloque a carne moída e cubra com o purê de mandioca e cubra com o queijo (eu usei queijo minas padrão, mas pode ser mussarela ou outro) e leve ao forno para gratinar.
Você pode trocar o purê de mandioca pelo de batatas e variar os recheios: frango desfiado, carne seca, camarões, etc.



Espero que gostem...beijos
=)



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Purê de Inhame


Essa receita eu fiz meio de olhômetro, mas vou tentar passar certinho aqui.



Ingredientes:
500g de inhame cozido no vapor
1 cs manteiga
1/2 xícara de leite (pode ser de vaca, de castanhas ou de coco)
salsinha
azeite
sal à gosto

Modo de preparar:

Amasse os inhames e reserve. Numa panela, derreta a manteiga e junto um fio de azeite. Acrescente o inhame amassado e mexa bem. Vá acrescentando o leite aos poucos, até chegar na consistência que você deseja. Acrescente a salsinha e pronto! Pode colocar um pouco de queijo parmesão ralado também =)

Cação no leite de coco


Essa receita é bem simples, rápida e gostosa!


Ingredientes:
6 postas de cação
1 garrafinha de leite de coco
2 tomates picados
1 cebola picada
salsinha à gosto
azeite
sal
temperos que desejar

Modo de preparo:

Aqueça a pena e coloque um fio generoso de azeite nela. Doure a cebola e acrescente o tomate, deixe apurar. Quando estiver ficando "cremoso", acrescente as postas e os temperos (usei sal, mix de salsa alho e cebola desidratados) e mexa com cuidado. Junte o leite de coco e deixe ferver por uns 20 minutos, acompanhando.

Você pode servir com um arroz ao brócolis ou purê de inhame. Fica ótimo! =)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pão de queijo, da Leila @lecrixx



Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de creme de leite fresco
1/3 xícara de azeite
3 xícaras de polvilho doce
150g de queijo curado ralado (pode ser parmesão, foi o que usei)
sal a gosto

Pré aqueça o forno em temperatura alta, por 10 minutos. Bata, no liquidificador, os ovos, o creme de leite e o azeite. Vá acrescentando o polvilho, aos poucos. Coloque sal a gosto, mas não exagere porque o queijo já é salgado. Junte o queijo apenas usando a tecla pulsar, não precisa triturar o queijo todo batendo tudo junto por muito tempo.

Coloque em forminhas (se for de alumínio, unte; as de silicone não precisa), a massa fica liquida mesmo. Leve ao forno e diminua a temperatura para 200º por cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradinhos.

=)

Brownie, da Carol Avesani



Ingredientes:

2 ovos
100g de chocolate 70% ou acima
100g de manteiga
1/2 xícara de farinha de amêndoas (ou outra oleaginosa)
2 cs de castanha de caju trituradas (opcional)
2cs de adoçante ou açúcar de coco
1/2 cchá de fermento

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate e a manteiga (pode ser juntos, no microondas - vá colocando de 30 em 30 segundo e mexendo bem nos intervalos). Bata os ovos na batedeira, até ficarem bem aerados e esbranquiçado. Acrescente o açúcar de coco ou adoçante. Junte a manteiga e o chocolate derretidos e mexa devagar até incorporar bem. Acrescente a castanha de caju triturada e o fermento, mexa delicadamente.
Leve ao forno pré aquecido, 180° por pouco menos que 20 minutos. A Carol disse que o segredo do brownie está exatamente aqui: não asse demais, deve-se tirar do forno com o meio ainda meio cremoso, então fique atenta!!

Obs: você pode colocar pedacinhos de chocolate em cima, assim que sair do forno, pra cobertura!

Beijos =)



sábado, 12 de abril de 2014

Calculando Macros

Hello!

Hoje, no meu IG, falei sobre os macros do meu café da manhã. Você já sabe o que são macros?
Macros (macronutrientes) são, nada mais nada menos, do que as gorduras, proteínas e carboidratos, presentes nos alimentos e que são necessários em nossa alimentação diária.
Para cada pessoa e para cada meta que se queira (perder ou manter o peso, por exemplo), existe uma certa quantidade de cada macro a ser consumida.
No caso de quem faz LCHF, visa-se um consumo mais baixo de carboidratos e, com base nesse valor e de algumas outras informações, vamos calculando quanto consumir dos demais.

*VEJA BEM, de acordo com experiência própria e de minhas amigas do #TeamCave, um valor muito baixo de carboidratos não é necessário para emagrecer. Muita gente consegue emagrecer com valores de 100 a 150 gramas de carbos por dia, tranquilamente. Manter valores muito baixos, para estar em cetose pode ser até prejudicial, inclusive para mulheres, pois mexe ai com seus hormônios e tudo mais. Aí vão cair cabelos, enfraquecer as unhas e bem...não acho que seja necessário colocar nosso corpo em tamanha privação. Claro que cada corpo é de um jeito e reage de formas diferentes, mas acho que você pode conseguir emagrecer, talvez mais demoradamente, mas de maneira bem mais saudável e sem ter de ficar tomando suplementos, apenas comendo comida de verdade.

Voltando...

Agora, onde posso calcular esses tais macros?

*gente, eu não sou nutri nem especialista no assunto...sou uma curiosa que lê muito e estou aqui pra ajudar, compartilhando a MINHA experiência.

Neste site aqui você calcula (infelizmente só conheço esse bom, que está em inglês...). Claaaro que vai te dar aí um valor aproximado, pois pra calcular certinho mesmo só com um nutricionista ou médico. Mas...se quiser ter uma base para começar, achei o site ótimo e funcionou super bem pra mim.

Pra começar, você vai colocar seus dados pessoais, inclusive se você pratica alguma atividade física ou não. O site vai gerar um valor de gasto calórico aproximado, com base no que você colocou lá. Depois vamos colocar quanto de gordura corporal temos. Se você já fez um teste de bioimpedância, você já sabe o que colocar, mas se não, clique em "try this calculator" e vá seguindo as orientações do site. Ele vai te pedir pra medir seu punho, partes do corpo e tal...e te dará um valor aproximado de gordura corporal. Acho que pode ser bacana, depois, você procurar mesmo realizar esse exame de bioimpedância, pra confirmar, mas mesmo sem já da pra começar.
Depois, volte pro site com a calculadora Keto e o próximo passo será colocar o quanto de carbos você pretende ingerir no dia. Eu coloquei 50g de início e consegui emagrecer tranquilo, mas voltei para as 100g 150g e me sinto bem melhor assim. Inclusive diminuiu muito minha queda de cabelo. Mas você pode fazer um teste e encontrar o valor que melhor se encaixa em teus objetivos.
De acordo com a quantidade de carbos, o site vai te dar uma variável de quantidades de proteínas você pode ingerir por dia (um valor minimo e um máximo) e, dentre esses valores, você escolhe um no meio termo, que te deixe satisfeito(a), sem ultrapassar. O mesmo será feito com a gordura, escolha um valor entre o mínimo e máximo que o site de oferecer. Esse valor será a chave destes cálculos. Isso porque você terá o valor de défict para conseguir emagrecer, caso esse seja seu objetivo. Vá testando valores até que aparece a mensagem "Moderate Deficit: fast weight loss with moderate difficulty", que significa que você escolheu um valor de quantidades de gorduras que gerou um deficit moderado, de dificuldade moderada. Caso escolha um valor muito baixo, seu deficit ficará muito baixo e você vai perder massa magra, e deverá ficar com fome e mal alimentado. Se o valor for muito alto, você vai perder peso muuuuito devagar.

Depois disso você terá os valores para perder peso e para manter em um gráfico de pizza, no final da tela.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só deixar um comentário. Beijos. ;)


Preparando Manteiga Clarificada (Ghee)

Hello!

Hoje, preparei minha manteiga clarificada, também conhecida como Ghee! Ela pode ser usada em receitas, para fritar, para acompanhar vegetais, com tapioca, crepioca..enfim, em tudo!
Seu preparo é bem simples e consiste em aquecer a manteiga (sem sal) em uma panela de vidro ou alumínio e em banho maria, num processo bem devagar. Com isso, formará uma camada de espuma na superfície e alí estarão as impurezas, a gordura saturada e lactose, além da água que irá evaporar. Essa espuma vai sendo retirada, com paciência, até sobrar apenas o liquido dourado, que deve ser coado em um tecido fino.

Na Ayurveda (sistema de cura, proveniente da Índia), a Ghee é usada tanto como alimento como remédio. É considerada um alimento rejuvenescedor, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, tem valor antioxidante, fortalece fígado e rins, auxilia em problemas gastrointestinais, combate úlceras e é usada até em técnicas de massagem. Por não possuir lactose, pode ser consumido por pessoas intolerantes e é ótima para a culinária pois não faz fumaça e não queima facilmente. 

Para fazer a Ghee, eu uso:

2 pacotes de manteiga sem sal
Panela de alumínio
Escumadeira
Paciência rs

Coloque a manteiga para derreter, em banho maria:


Não mexa! Deixe que toda manteiga derreta sem sua intervenção. Com a escumadeira, vá retirando a espuminha que se formou:


Vá descartando essa espuma em um prato. Repita esse processo até retirar tudo. Descarte, no final, essa espuma nos mesmos locais que você descarta o óleo de cozinha...não jogue na pia! Deixe ferver bem, até que o líquido se torne transparente. Deixe esfriar um pouco e transfira, ainda morno, para um recipiente com tampa:


Espero que gostem! Beijos! ;)

terça-feira, 8 de abril de 2014

Emagreci....e agora??

Hello!

Se você não conhece o início do meu processo, leia aqui.
Depois de perder 12kg, estou num ponto que não sei bem o que fazer rsrsrs.
Eu sei que este é um ponto que todo mundo diz: mas você já tá magra, ta reclamando do que?

Não é que eu esteja reclamando, mas quando a gente chega na meta, além da alegria e da satisfação de ter conseguido, sobra uma dúvida estranha: pra onde vou agora? Primeiro, porque você vai ter reajustar sua alimentação, pra não continuar emagrecendo mais e mais. Então, tem-se que ir aumentando aos poucos as porções, os carbos, até encontrar aquele ponto crucial em que você não volta a engordar, nem emagrece mais. Isso é fácil? Não, meus caros, não é.

Eu já aumentei carbos, já voltei a comer coisinhas que estava evitando ou moderando mais (como a banana, geléia de frutas sem açúcar, etc.) e ainda não achei o ponto, pois a balança já desceu 1kg a mais do que eu queria. Não quero ficar magra demais, fico parecendo um esqueleto por causa dos ossos do rosto hahaha.

Outra coisa que está acontecendo comigo é a preocupação dos familiares porque estou "bem magrinha". As pessoas demoram a se acostumar a ver você com o peso novo e ficam temerosas que sua saúde possa estar prejudicada de alguma forma. Mas tenho certeza que, com a quantidade de legumes, frutas e verduras que como hoje...uma anemia ou algo assim é quase IMPOSSÍVEL! Mas vou repetir meus exames essa semana, pra ver como a LHCF/Paleo está intervindo na minha saúde. Um ponto positivo e que está me deixando muito animada, é o fato de ter cortado a medicação (regulador hormonal, por conta da SOP) e minha menstruação ter vindo normalmente!!!! Coisa que não acontecia, sem a medicação. Acredito muito que uma alimentação low carb está me ajudando nisso!

Última coisa! Quando você chega ao seu peso meta, as pessoas logo começam a perguntar: 

"Mas se você já emagreceu, porque vai continuar de dieta?". 

Na verdade, minha alimentação HOJE não é mais uma dieta, é realmente um estilo de vida. Isso pode parecer meio clichê, mas é a mais pura verdade. 
Depois de tantas leituras sobre os malefícios do glúten e do açúcar, EU não pretendo mais voltar a consumi-los diariamente, como fazia. Claro que não sou xiita e pretendo SIM comer um docinho ou alguma coisa com glúten de vez em quando e muito ciente do que isso vai causar em mim (por estar consumindo alimentos pró-inflamatórios), então a moderação será bem maior e mais sensata. Diferente de quando eu não comia porque não podia, pois iria engordar. Hoje, não como porque sei que me faz mal e prefiro fazer melhores opções, deixando apenas pra quando a vontade for grande.

Tive essa semana a notícia que estou de alta da fisio (tenho condromalácia patelar, nos dois joelhos) e posso iniciar a academia. Dentro das minhas possibilidades, um treino básico de dois meses e retorno. Se estiver tudo bem, aí sim tô liberada pra tudo!!!

Enfim. Sempre temos um desafio a cumprir quando se trata de perda de peso e saúde. Perder, manter e ser sempre o melhor que pudermos ser. 

Um grande beijo e #tamojunto.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Leite de avelãs

Heloo :)

Hoje fiz leite de avelãs e como amei!!!! Muito simples e muito saboroso! 
Eu havia comprado 200g de avelãs e rendeu super bem, tanto para leite como para farinha. Farinha que, aliás, deixa um sabor maravilhoso nas preparações. Vamos lá?

Deixe as avelãs de molho em água filtrada, por volta de 8h. Eu coloquei de molho durante a noite.
Descarte essa água e bata no liquidificador, cada xícara de avelãs, com 3 xícaras de água filtrada. Essa proporção é ótima, não fica grosso demais e nem aguado.
Depois de bater bem, coe o leite num coador de pano ou em um pano específico para este fim. Esprema bem o bagaço e o guarde.
O leite fica super saboroso!
O bagaço você usa como farinha. Basta secar no forno bem baixinho, com a porta entreaberta. Eu nem fiz isso, guardei ele umido mesmo para fazer bolos, panquecas, etc.

Esse modo de preparo você pode usar com qualquer oleaginosa. Com esse bagaço já fiz os bolinhos de banana da Alice, do @malhandonasala  Tem a receita dele aqui no blog! É só trocar a mesma quantidade da farinha de amêndoas pela de avelãs (e fica mais gostoso viu?)


sexta-feira, 28 de março de 2014

Muffin de Carne Moída



Ingredientes

2 ovos 

2 cs de farinha de amêndoas
1 cs de farinha de berinjela 
1 cs de iogurte natural (acredito que possa substituir por águaou creme de leite, apenas para deixar a massa mais leve) 
Sal e temperos (usei salsa e cebola) 
1 cchá fermento 
1/2 cchá de bicarbonato

Modo de Preparo


Bata todos os ingredientes, exceto a carne. Coloque em forminhas (usei as de silicone) metade da massa. Coloque o recheio com cuidado e complete com o restante da massa. Leve ao forno por 20 minutos a 180º. Você pode trocar a farinha de berinjela por alguma outra, ou até mesmo por mais 1 cs de farinha de amêndoas. 


O recheio pode ser o que você tiver ai na geladeira: presunto e queijo, frango desfiado com creme de ricota ou catupiry ou requeijão, camarão com creme de ricota, legumes, enfim, é só ir usando a criatividade!!!!


Macarronada de Abobrinha




Ingredientes:

2 abobrinhas italianas higienizadas

2 tomates
1 cebola pequena
3 dentes de alho
300g de carne moída (já refogada)
azeite
sal

Modo de Preparar


Rale as abobrinhas no sentido do comprimento. Eu ralei apenas a parte mais externa, guardei o miolo para fazer um purê (porque o miolo solta muita água). Reserve.

Bata no liquidificador os tomates picados, a cebola picada, um dente de alho, azeite, sal e temperos que desejar. Leve este molho ao fogo para ferver. Quando ferver, junte a carne moída já refogada (usei a que tinha congelado ja pronta, vc pode refogá-la como faz de costume). Deixe ferver mais um pouco e reserve. Aqueça uma panela com azeite e os dois dentes de alho restantes, picados. Após fritar um pouco o alho, desligue a panela e coloque a abobrinha ralada, mexendo devagar. O próprio calor da panela vai murchar um pouco a abobrinha, não deixe cozinhar demais (pois ela ficará muito mole). Aí é só colocar arrumadinho num prato seu macarrão de abobrinha, o molho e um queijinho por cima! Hummmmm

sábado, 22 de março de 2014

Frutas e Índice Glicêmico.

Hello!

Hoje eu quero falar com vocês de mais uma das minhas "viradas de cabeça", quando conheci essas duas palavrinhas: índice glicêmico. Eu já falei um pouco sobre o que vem a ser índice glicêmico aqui.

Mas o problema é que, quando você resolve fazer uma reeducação alimentar (RA), todo mundo te diz isso: coma mais frutas, na hora do lanche? coma frutas! Fruta é tudo de bom! E são mesmo, maravilhosas (talvez cheias de agrotóxicos também, mas isso é outro assunto neh?), mas devem ser apreciadas com moderação, principalmente se você está mesmo querendo emagrecer. Pelo menos foi nessa conclusão que cheguei depois de algumas leituras e pesquisas sobre o assunto.
Não vou entrar aqui na questão dos carbos hoje, só na análise da influência que algumas frutas podem exercer sobre nossa insulina, provocando picos da mesma forma que outros alimentos doces. Não estou falando que frutas não são saudáveis ou que você não deva comê-las (nem posso, pois não sou médica). Mas, como estou procurando controlar os picos de insulina no meu corpo, tenho tomado esse cuidado ao comê-las: dou preferência às de baixo IG, ou então como as de alto IG mas com moderação e acompanhadas de outros alimentos de baixo IG, para equilibrar e evitar o pico (com iogurtes ou queijos, por exemplo). O problema de se consumir uma fruta como lanche é justamente o fato de estar de estômago vazio! Dessa forma, o efeito na insulina é direto! Prefira comê-las como sobremesa, mas se for comer uma fruta no lanche, coma junto com outro alimento de baixo IG, assim como expliquei acima. É o que EU tenho feito.

Fiz uma pesquisa sobre os IGs das frutas que consumo. Tem muita informação divergente, até porque existe várias qualidades da mesma fruta (ex: banana prata, nanica, maça, etc), então eu coloquei a média encontrada. Algumas frutas estão com dois valores, que foram os que encontrei e não batiam. Mesmo assim, dá pra ter uma idéia. Além disso, EU uso o tal critério: quanto mais docinha, maior deve ser seu IG.

Para referência, a sacarose (açúcar) tem IG 65.


Baixo IG
Alto IG
Maçã 38/54
Passas 64
Pêra 38/53
Abacaxi 66
Ameixa 39
Melancia 72
Pêssego 42
Mamão 56
Cereja 22
Banana 48/57
Morango 40
Manga 51
Uva 46
Damasco fresco 57
Laranja 42
Kiwi 53
Mirtilo
Melão 65
Framboesa
Abacaxi 59

Mamão papaia 59
*O suco de laranja tem IG maior do que o da fruta in natura.Cheguei a encontrar o suco com IG 74.
*Deixei maçã e a pêra no lado do baixo IG pois as encontrei, na maior parte das pesquisas, como de baixo IG.
*Mirtilo e framboesa: não achei nem matando o IG deles, apenas dizendo que são de "baixo IG".
*Em alguns lugares, encontrei a maçã com IG mais alto, sendo a maçã de IG baixo a maçã verde.

Espero que isso te ajude um pouco, como tem me ajudado a equilibrar minha alimentação. 
Como disse o Dr. Souto: coma frutas como se fossem doces da natureza, aí não tem como errar..rsrsrs
Se você tiver alguma informação que complete este post ou encontrou alguma coisa errada, me dá um toque! Vamos aprendendo juntos!!

Beijos,
Tati

quarta-feira, 12 de março de 2014

Lasanha de Abobrinha




Pára tudo!!! Dica primordial: Quando for preparar essa lasanha, faça um molho bem grossinho! A abobrinha solta água e se você fizer um molho aguado, sua lasanha vai ficar a vida toda pra assar hahaha!! Pronto, agora sim:

Ingredientes
1 peito de frango
2 abobrinhas italianas cortadas em fatias (no comprimento)
3 a 4 tomates
1 cebola pequena
azeite
1 dente de alho
2 cs cheias de creme de ricota
sal e tempero à gosto
parmesão ralado (para polvilhar)

Modo de preparo:

Para o molho: Bata os tomates, o alho, 1/2 cebola, azeite, sal e temperos de sua preferência, no liquidificador. Passe o molho para uma panela e deixe ferver um pouco. Lembre-se de manter o molho numa consistência grossa. Se ficar muito aguado, você pode colocar um pouco de extrato de tomate ou molho pronto (mas se fizer sem industrializado, melhor!).

Cozinhe o peito de frango com sal e temperos de sua preferência. Desfie a carne e retorne à panela. Acrescente a outra metade da cebola, azeite e refogue um pouco. Se quiser, pode acrescentar mais temperinhos aqui! Eu usei colorífico e um mix de salsa, cebola e alho desidratados. Junte as duas colheres de sopa de creme de ricota e umas 2 colheres de sopa de água, para ficar cremoso. Reserve.

Em um refratário, coloque uma base de molho. Cubra com as fatias de abobrinha (não precisa temperar, grelhar, nada, coloca elas cruas mesmo!). Cubra a camada de abobrinha com molho e uma parte do recheio de frango. Faça outra camada de abobrinha e vá intercalando até completar sua lasanha. Leve ao forno médio para alto, por volta de 30/40 minutos, até que você observe que a abobrinha murchou. Faça um teste com o garfo, se ela estiver macia já está pronto! Nessa hora, polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno novamente para gratinar!

Outra dica: Não cubra com papel alumínio para acelerar o processo, tá? Isso vai deixar a lasanha aguada, deixe assar sem cobrir!!

Prontinho! Pode ser que a lasanha fique com um pouco de água no fundo, mas não se preocupe que não altera o sabor. A abobrinha absorve os temperos do molho e fica uma delícia! Meu marido comeu 3 vezes rsrsrs



Espero que gostem!
Grande beijo,
Tati

sábado, 8 de março de 2014

LCHF??? Paleo??? O que é isso???

Olá!

Preparei esse post pra tentar ajudar a esclarecer algumas dúvidas iniciais de quem deseja conhecer/seguir a LCHF e/ou Paleo. Dúvidas que eu tive sabe...então espero poder ajudar vocês ;)
Vou tentar não me alongar demais e vou deixar alguns links pra vocês lerem mais, conheceram mais.

Vamos lá!

É bom começar dizendo que as duas não são a mesma coisa. Você pode seguir uma dieta Paleo e não ser LCHF, ou o contrário. No MEU caso, eu li muito e acabei por optar fazer uma combinação das duas. Faço Paleo, com poucos carbs (low carb) e consumo gorduras do bem. No final do post falarei mais sobre minha alimentação.

LCHF

Quando comecei a buscar um estilo mais saudável de alimentação, me deparei com essa sigla LCHF! O que significa isso? Significa Low Carb, High Fat - algo como Baixo Carboidrato, Alta Gordura. Essa dieta/estilo de alimentação consiste em ingerir poucos carboidratos e mais gorduras. E tem um motivo pra você precisar comer mais gorduras, eu já vou explicar: numa dieta baseada em carboidratos, seu corpo vaí utilizá-lo como fonte de energia (como já escrevi no post sobre IG, picos de insulina e tals). Nosso corpo transforma os carboidratos em glicose e essa glicose vai ser nosso combustível. A partir do momento que você não consome esses carboidratos, o corpo vai buscar outra fonte de energia: a gordura. Entra-se, então, num estado chamado "cetose"! Neste estado, o corpo usa a gordura (dos depósitos e a que se consome) como fonte de energia, "queimando-a". se você quiser saber mais sobre cetose, leia aqui.
De forma resumida: na LCHF preocupa-se com a quantidade de carboidratos que se consome e não necessariamente com a sua qualidade; todas as gorduras são iguais, pelo fato de serem saciantes (te deixarem sem fome mais tempo) e não alterarem os níveis de insulina; não há restrição de laticínios (apenas do leite, por causa da lactose); há restrição à leguminosas (feijão, lentilhas, vagem, etc) por causa dos carboidratos contidos nelas.

Dieta Paleolítica (Paleo)

Quando conheci a Paleo, foi amor a primeira vista haha.
Nesta dieta/estilo de alimentação, você vai encontrar uma premissa simples: COMA COMIDA DE VERDADE! Seria a comida que estamos geneticamente preparados para ingerir. O que isso quer dizer, você pode se perguntar. Quer dizer que você deve basear sua alimentação em alimentos que não contenham rótulos (como carnes, verduras, ovos, frutas, etc), evita-se alimentos industrializados e processados, sendo os carboidratos consumidos provenientes dos vegetais e frutas. Se for para consumir algo industrializado (do tipo, não tem jeito mesmo), leia os ingredientes no rótulo e escolha o que tiver menos aditivos, conservantes, enfim, se tiver muitos nomes impronunciáveis, devolva na prateleira e fuja dele rsrsrs.

O que evitar:

  • açúcar e alimentos com amido (pães, batatas, arroz, etc)
  • industrializados e processados 
  • trigo e seus derivados (glúten) - para entender melhor, sugiro a leitura "Barriga de Trigo"
  • grãos (leguminosas, soja, etc) - por conter antinutrientes que fazem mal a nossa saúde. O consumo de óleos derivados de grãos e sementes também é desencorajado.
O que comer:

  • carne vermelha, peixe, aves, ovos, frutos do mar: seria ideal mesmo se pudéssemos comer apenas a carne de animais que se alimentaram no pasto (grama). Infelizmente, na maioria dos casos, os animais são criados a base de ração com soja e outros produtos nocivos a nossa saúde, tornando as carnes não muito saudáveis. (Eu como carnes magras. Sim, pode-se comer gorduras na paleo, mas a gordura de um animal que pastou e a de um que comeu ração tem propriedades nutricionais muito diferentes. Então prefiro evitar, já que não tenho acesso a carne orgânica.)
  • Gordura natural dos alimentos: não tenha medo da manteiga, dos queijos amarelos, do coco, do abacate, óleo de coco e azeite. (Eu tenho receio apenas da gordura da carne no caso dos animais alimentados com ração, como disse acima). Não é pra se entupir deles também né? kkkk Coma tudo com moderação. Como esses alimentos tem mais gordura, você vai ficar saciado mais rápido e por mais tempo do que quando come os low fat (sem gordura, desnatados e afins).
  • Vegetais: hortaliças que cresçam acima da terra. Coma sem restrição! Se puder comprar orgânicos, melhor! Por causa dos agrotóxicos. No blog do Dr. Souto, ele fala sobre as raízes e tubérculos: se você quer perder peso, é melhor evitar! Caso contrário, pode incluir na sua alimentação também.
Obs: Por isso eu disse, alí acima que uma pessoa pode ser paleo sem ser low carb. Porque você pode comer de forma paleo, mas dar mais preferência a alimentos com carboidratos, como as raízes e tubérculos, frutas como a banana, entre outros, evitando gorduras (low fat) e ainda assim estar comendo comida de verdade!
Continuando...
  • Nozes: amêndoas, castanhas, etc. Podem ser alternativas para um lanche.
  • Frutas vermelhas: elas tem baixo índice glicêmico (IG) podem ser consumidas mais liberadamente.
  • Frutas em geral: fala-se para comer com moderação, visto que as frutas, antigamente, eram pobres em açúcar. As de hoje sofreram alterações em seu cultivo para que ficassem mais doces, desta forma elas contém mais frutose (açúcar). Quem quer perder mais peso, deve evitar frutas ricas em carboidratos, como a banana, por exemplo. As de alto IG, podem ser consumidas juntos com queijos, nata, etc, para ajudar a evitar picos de insulina (ver post sobre IG). Opções com com pouco açúcar são o coco e o abacate. 

Agora um tópico polêmico hahah

  • Laticínios: na dieta Paleo estrita não se incluem os laticínios (até porque homens das cavernas não faziam queijos haha), mas há uma vertente chamada Paleo Primal que admite a introdução de laticínios fermentados (não o leite por causa da lactose, que é "quebrada" na fermentação de produtos como o iogurte, por exemplo) e ricos gordura (comer as versões integrais).
Enfim, comer de forma Paleo nada mais é do que evitar industrializados e se alimentar de comida de verdade, simples! E não ficar contando calorias, comer até se sentir satisfeito. E satisfeito também não quer dizer empanturrado, certo? haha Coma quando sentir fome e pare quando a fome acabar.


Minha Alimentação

Como eu disse, eu fiz uma junção da LCHF com a Paleo e me alimento assim: compro o menos coisas industrializadas possível. Ainda compro, como queijos, molho de tomate, leite de coco, enfim...mas leio sempre os ingredientes nos rótulos e escolho o que tem menos aditivos e nomes que eu não consiga pronunciar. Cortei o glúten (então não como nada feito com trigo, cevada, centeio e aveia). A aveia, pretendo voltar a comer, mas vou procurar a versão sem glúten. Como carne vermelha (não como a gordura aparente), frango e ovos. Como muuuuuuita salada e vegetais como abóbora, couve-flor, brócolis, abobrinha, etc, etc, etc,. Se quero pão, eu mesma faço, com farinha de amêndoas, de castanha de caju, etc, O mesmo vale pra bolos, cookies, panquecas, etc. Evito muito o açúcar, estou aprendendo a sentir o gosto real dos alimentos, inclusive o do café! Não me sinto mais o tempo todo esfomeada e sem energia. Minha gastrite melhorou e só volta quando eu escorrego e como glúten. Amo laticínios, mas consumo com moderação: queijos, chantilly, iogurte que eu mesma faço (tem receita no blog),cream cheese, tudo na versão original, integral. Uso azeite e óleo de coco para refogar alimentos e temperar saladas. E como abacate e coco (fresco ou do mercado, escolho também com base no rótulo) toda semana, seja nas panquecas, batido com creme de leite, com nata, uma delícia. Eu ainda não acrescentei batata (doce ou a comum) e mandioca, mas pretendo fazer isso mais pra frente. E consumo algum amido, como por exemplo o polvilho azedo, no preparo do pão de queijo de frigideira. Mas combino ele com queijo ou outro alimento de baixo IG, para evitar picos de insulina, da mesma forma que faço com as frutas.
Percebi alterações no meu corpo: desinchei, emagreci 2 kg e não vivo mais estufada, como antes. Me sinto feliz e com mais energia e disposição.

=)


Não sei se ajudei a desanuviar muito as dúvidas iniciais. Qualquer coisa que não tenha ficado muito clara, deixe um comentário aqui ou no meu IG (@demagrapragravida).
Aqui tem links que usei como fonte de pesquisa, pra você ler mais:

http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html
http://primalbrasil.com.br/
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/04/paleo-ou-low-carb.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/02/diferenca-entre-low-carb-e-paleo.html

Beijos,
Tati

domingo, 2 de março de 2014

Alimentos de alto IG, Insulina e Ovários Policísticos.

Olá!!

Este post tem o objetivo de salientar a importância de nos preocuparmos com o Índice Glicêmico dos alimentos que ingerimos, de modo a não criar picos de insulina em nosso organismo. Algo muito importante, principalmente para quem, como eu, sofre com a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). Fiz meio que um resumão, espero que ajude a entender melhor.

Obs: Quero salientar que não sou médica, nutricionista ou coisa do gênero. Sou apenas uma pessoa que lê, estuda e procura alternativas para uma vida saudável, por meio da alimentação.

Vamos começar:

O que é IG (índice glicêmico):

Como vocês devem saber, os carboidratos que comemos são transformados em glicose (açúcar) em nosso organismo, para servir de fonte de energia. Todos os tipos de carboidrato (pães, farinhas, açúcares,  frutas, etc). O índice glicêmico ou IG, trata-se de uma referência usada para mensurar o quão rápido um alimento pode aumentar a taxa de açúcar no sangue (glicemia). Esse aumento da glicose gera uma produção de insulina para metabolizá-la. Quanto mais rápido ocorra essa elevação, maior será o pico de insulina gerado. 

Alguns alimentos de alto IG (ou seja, que elevam rapidamente a taxa de açúcar no sangue), são: alimentos à base de trigo (seja farinha branca ou integral), amido de milho,arroz (branco e integral), batata, mel, frutas como abacaxi, mamão, manga, banana, etc. 

E sim, o pão integral é de alto IG. Aliás, no livro "Barriga de Trigo", do médico Willian Davis, ele diz que duas fatias de pão integral podem elevar a taxa glicose mais do que duas colheres de açúcar. Quase caí da cadeira quando li isso. 

Na dieta Paleo/Low Carb, é sugeria a ingestão de frutas de alto IG junto com outros alimentos de baixo IG para dar meio que uma "equilibrada" na glicose. Como por exemplo, consumir frutas com as panquecas ou com iogurte.

E os picos de insulina, o que tem demais?

Bom, você consome um alimento de alto IG- > sua glicose se eleva rapidamente -> corre então uma produção rápida (pico) de insulina para metabolizar este "açúcar" -> as quantidades extras de açúcar são armazenadas (você engorda) e há uma queda nessa taxa, deixando você com hipoglicemia -> você fica com uma fome de doido -> você come novamente alimentos de alto IG e o ciclo se repete.

Além da fome maluca, a hipoglicemia pode causar dores de cabeça, cansaço, mal humor, entre outros malefícios. Os picos de glicose e insulina também são responsáveis pelo aumento da gordura visceral (barriga) trazendo uma série de doenças. 

Muitos picos de insulina também podem levar a um pâncreas com problemas para produzí-la corretamente, levando ao diabetes e a resistência a insulina (tecidos já não reagem corretamente a insulina, forçando o pâncreas a produzir este hormônio cada vez mais).

E o que tem os Ovários Policísticos com isso??

Pretendo escrever um post mais aprofundado sobre a SOP. Mas neste, já posso dizer que mulheres que possuem essa síndrome, tendem a ser resistentes a insulina. Muitas vezes, durante os muitos tratamentos que realizamos durante a vida (visto que trata-se de algo crônico - para toda a vida), são indicadas inclusive medicações que são destinadas a diabéticos para controlar a insulina e diminuir os sintomas e os problemas que eles possam trazer, como aumento de pêlos, acne, obesidade e infertilidade. 
Para melhoras dos sintomas, manter a insulina controlada é muito importante. Então porque não dar uma atenção especial aos alimentos que você ingere e a descontrolam? Apenas tomar medicações para normalizá-la, sem uma alteração na rotina alimentar não adianta. O interessante é que por tantos médicos eu passei e nunca nenhum me fez esta sugestão. Apenas cogitou a hipótese de me dar medicações para este controle. Não estou desmerecendo de forma alguma a importância do uso da medicação, mas tudo o que eu sei sobre a relação entre o que eu como e a piora dos meus sintomas, eu aprendi por minha própria conta: lendo e pesquisando.

Por isso que eu digo:

BUSQUEMOS SEMPRE O CONHECIMENTO.

Beijo a todos.
Tati =)

Para ler mais/fontes:
Livro: Barriga de Trigo - Willian Davis, Editora WMF Martins Fontes, 2013.



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Lasanha de Berinjela



Ingredientes:

3 berinjelas
500 gramas de patinho moído
4 tomates picados (sem sementes)
3 cs de molho de tomate
5 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
200 gramas de queijo muçarela fatiado
1cs de requeijão

Modo de preparo:

Prepare o molho: Doure dois dentes de alho e a cebola em azeite, junte os tomates e deixe amolecer um pouco. Bata esta mistura (no liquidificador ou mixer) e reserve. Numa outra panela, doure os demais dentes de alho em azeite e acrescente a carne moída. Tempere a carne a seu gosto e junte o molho de tomate caseiro e as 3 colheres de molho pronto (caso precise engrossar). Deixe ferver e reserve.

Lave as berinjelas e corte-as em lâminas finas. Grelhe as fatias de berinjela (você pode usar uma sanduicheira, eu fiz na frigideira mesmo).

Montagem:

Disponha um pouco de molho com a carne na forma ou refratário, coloque as fatias de berinjela para cobrir o fundo, coloque mais molho com carne e cubra com muçarela. Vá repetindo as camadas até completar a lasanha. Reserve um pouquinho do molho para cobrir a lasanha. Neste molho, você acrescenta o requeijão.
Leve ao forno para gratinar, até que o queijo borbulhe.


Olha as camadas, que delícia!



Bom apetite!!

Obs: essa dica de grelhar a berinjela, eu peguei no IG da Paulinha (@paulaboque). Você pode comer a berinjela grelhada assim com outros acompanhamentos, fica ótima! Nem precisa colocar temperos nem nada!!!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hambúrguer Caseiro

Olá!

Aqui está a receita do hambúrguer que fiz ontem. É muito simples e fica bem mais saboroso do que os comprados. Aliás, esses industrializados possuem muuuuito sódio, que se consumido em excesso, traz problemas como aumento da pressão arterial, retenção de líquidos e risco de infarte e acidente vascular. Além do sódio, a gente sabe que tem mais mil e um conservantes neles, né? Então bora fazer o nosso!!!

Ingredientes:

500grs de patinho moído
1cs de farinha de linhaça
1 ovo
sal á gosto
mix de alho e salsa

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes. Eu usei esse mix de alho e salsa desidratados, mas você pode usar o tempero que preferir, inclusive acrescentar cebola picadinha. Fica ótimo também. Depois de misturar bem, eu deixo um tempinho na geladeira para incorporar bem. Depois disso, basta moldas os hambúrgueres num prato. Como eu fiz recheado, eu fiz assim:

Monto a base e coloco o recheio, pode ser queijo ou legumes...use a criatividade!


Depois, cubro com mais carne e moldo bem com as mãos:


Depois, aqueço bem a frigideira, deixo fritar bem um lado (sem cutucar nem mexer nele), viro de frito do outro lado.


Espero que gostem. ;)
Beijos,
Tati



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Iogurte Caseiro (Grego caseiro)


Olá!
Se você gosta de laticínios, como eu, que tal fazer o seu iogurte em casa? Sem conservantes, açúcar e mais um monte de tranqueiras dos industrializados? Vamos lá!!

Ingredientes:
1 litro de leite integral
1 sachê de BioRich (é o que eu uso) ou 1 pote de iogurte natural (muita gente usa o Ati Latte, que tem menos aditivos)
1 cs de leite em pó (para deixar mais encorpado, mas pode fazer sem)

Modo de preparo:

Se você usar o BioRich (que comprei em casa de produtos naturais): Adicione o leite em pó a 400ml de leite e leve ao fogo para ferver. Após a fervura, junte ao leite em temperatura ambiente e misture o pó do sachê, carinhosamente, para não "matar" as culturas. Tampe a panela e a envolva numa toalha. Leve ao forno (desligado) por umas 12h. Eu deixo a lâmpada do forno acesa, para manter o forno aquecido. 

Se você for usar um copo de iogurte, basta aquecer o leite todo, mais a colher de sopa de leite em pó,  até que você possa colocar o dedo no leite e suportar ficar 10 segundos com ele lá. Depois acrescente o copo de iogurte e faça o mesmo processo descrito acima.

Eu faço a noite, antes de dormir e deixo até de manhã. 

Se você quiser um iogurte mais líquido, ele já está pronto!
Para fazer o grego, basta colocá-lo para sorar. Eu uso um coador de pano (que serve só para este intuito) e deixo sorar na geladeira, de 30 minutos a 1 hora. 


Nesse momento, você tem que ir observando o iogurte, pois se você deixar sorar demais ele vai ficar com consistência de cream cheese/creme de ricota, sabe? Então vá mexendo com a colher e observando a consistência que você deseja. 


Fica cremosinho, maravilhoso!!! E você sabe que seu iogurte não tem açúcar e aqueles aditivos todos. 
Você pode comer puro, adoçado com mel ou adoçante (ou açúcar mesmo, se quiser), pode bater com frutas, etc. 

Uma dica: antes de colocar para sorar, retire meio copo do iogurte. Este, você usará na próxima vez, com mais um litro de leite!!!

Beijos